Adsense

sexta-feira, 1 de março de 2013

Projeto Higiene Bucal para Educação Infantil


Em boca saudável não entra cárie! 
Plano de Aula - Higiene Bucal

I-Problematização 
Visando a conscientização e a valorização da saúde bucal, começando já na
educação infantil onde se mostra uma maior capacidade de absorção de
informações, são propostas às crianças, neste trabalho, ações educativas e
preventivas para que possam incorporar em seus hábitos de vida, os cuidados
relativos à boca e aos dentes.

II-Justificativa 
Grande número de pessoas desconhece que cuidar dos dentes desde a infância
tem um efeito muito importante, Atitudes e hábitos adquiridos na infância
relativos aos dentes são críticos para uma boa saúde oral e de todo o
organismo no decorrer da vida.

III-Perfil do grupo 
Crianças de cinco anos de idade, participativas e com grande interesse nas
atividades propostas.

IV-Objetivos 
Conceituais 
- Nomear os dentes;
- Reconhecer a existência de diferentes formas, tamanha e funções dos
dentes;
- Ampliar o vocabulário;
- Ler e interpretar imagens;
- Reconhecer o que faz bem e o que faz mal para os dentes.

Procedimentais 
- Produzir trabalhos de artes;
- Explorar textos a partir do auto conhecimento;
- Coletar dados por meio de pesquisas e observações;
- Produzir textos;
- Desenvolver a capacidade criadora;
- Estimular a criatividade;
- Confeccionar: boca gigante, boca maluca, livro emborrachado, personagens
da história;
- Registrar experiências vividas pelo grupo.

Atitudinais 
- Respeitar e valorizar a saúde bucal;
- Apreciar e ler vários tipos de textos;
- Desenvolver o auto conceito;
- Apresentar atitude de higiene.

V-Janelas 
Linguagem oral e escrita;
Matemática;
Artes visuais;
Música.

VI-Etapas 

1- Organizar as crianças em roda. Conversar sobre como cada uma cuida da sua boca. Anotar uma pergunta de cada criança que será feita à dentista que virá dar uma palestra.

2- Construir a boca gigante, onde iremos pintar, colar a língua e os dentes nos devidos lugares. Fazer o registro


3- Levar às crianças até o espelho, pedir que abram a boca e, percebam diferenças e semelhanças. Registrar.

4- Montar um cartaz com o que faz bem e o que faz mal para os dentes. Procurar figuras em revistas para colar no cartaz. Expor na sala.



5- Visita da Dra. Eliane. Fazer o registro.

6- Mostrar para as crianças um molde de uma boca de adulto, dizer os nomes dos dentes e suas funções. Perceber diferenças e semelhanças.

7- Atividade em folha: Observar o dente do colega e responder às perguntas.

8- Atividade em folha: Marcar com um x as afirmativas que dizem do que o
dente precisa para ficar sadio. Artes: Pintura com escova de dente.


9- Atividade em folha: Desenhar como os dentes ficarão se não cuidarmos
deles.

10- Atividade em folha: Responder às perguntas.

11- Atividade em folha: Música do dentinho. Ensinar para as crianças, fazer a leitura com as crianças. Circular todas as palavras que rimam e copiá-las.

12- Atividade em folha: s objetos que usamos para escovar os dentes. Colorir.

13- Atividade em folha: Procurar as palavras no caça palavras.

14- Atividade em folha: Procurar palavras que rimam com: BOCA, ALIMENTAÇÃO, SAUDÁVEL.

15- Atividade em folha: Ligar às palavras aos seus desenhos.

16- Atividade em folha: Levar a pasta de dente até a escova, seguindo os números na ordem crescente.

17- Atividade em folha: Ler o poema e responder às perguntas.

18- Atividade de observação em folha: As crianças irão observar suas bocas e
responder às perguntas,

19- Atividade em folha: Responder algumas perguntas.

20- Fazer a leitura da história do Zezeca e começa a produzir o livro.

21- Atividade em folha: Resolver a cruzadinha.

22- Pesquisa para casa: Procurar em casa e levar para a escola o rótulo do creme dental que é usado pela família. Atividade em folha: Copiar o nome e procurar em revistas as letras que formam o nome do produto.

23- Atividade em folha: Procurar em revistas as letras para formar as
palavras: CÁRIE, DENTES, MOLAR.

24- Atividade em folha: Responder à pergunta, Para que serve cada dente e fazer a comparação.

25- Atividade em folha: Resolver os probleminhas matemáticos.

26- Confeccionar o quebra cabeça e montar.

27- Jogar dominó.

28- Confeccionar os personagens da história (teatro de fantoche)

29- Atividade em folha: Comparar a dentição dos animais e escrever qual se parece com a nossa. Contar a história Dente( gente tem, animal também)

30- Atividade em folha: Pintar as figuras que mostram o que é bom para os dentes.

31- Atividade em folha: Ligar as figuras às respectivas frases.

32- Jogo da trilha.

33- Confeccionar a história do livro emborrachado. Fazer a cópia.

34- Atividade em folha: Texto sobre a cárie, fazer o registro.

35- Atividade em folha: Formar frases com as palavras: BOCA, FIO DENTAL. GENGIVA, MAU HÁLITO. Fazer a cópia.

36- Atividade em folha: Copiar as frases que indicam os cuidados com os dentes.
- Escovar os dentes após as refeições, na hora que acordar e antes de dormir;
- Usar o fio dental;
- Visitar o dentista a cada seis meses;
- Não usar escovas estragadas.  Sugestão para ensinar os pequenos a escovar os dentes usando material reciclado:




37-Finalizar o projeto com a apresentação do teatro.

VII-Avaliação

Ao longo de todo o processo, através das atividades desenvolvidas, das
brincadeiras e conforme o interesse de cada criança.

VIII-Duração

Aproximadamente um bimestre.

21 comentários:

Anônimo disse...

Olá, adorei o projeto de vocês, sou professora de educação infantil e adoraria trabalhar com esse material, me seria muito útil. Então queria saber a possibilidade de me enviarem as musicas, histórias, dramatizações, ou seja os anexos do projeto.Se for possivel, meu e-mail é, lilazia@hotmail.com. Aguardo anciosa uma resposta.

Anônimo disse...

Eu também adorei o projeto e gostaria de receber os modelos das atividades realizadas.educ.rosangela@yahoo.com.br

Rita de Cassía disse...



Amei amei amei seu blog, me ajudou muito




Pesquisas relacionadas:

Atividades colorir higiene e saúde

Projetos sobre Higiene para educação infantil

Atividades dia mundial da saúde

Atividades sobre higiene corporal

Atividades sobre higiene e saúde

Atividades sobre higiene educação infantil

Atividades sobre higiene e hábitos saudáveis

Karininh'Arts disse...

Oi, sou professora do ensino fundamental e educação infantil.
Adorei o projeto e gostaria de receber os anexos se for possível.
Meu e-mail é: kand1987@hotmail.com.
Desde já agradeço e parabéns pelo trabalho.

Silvana lima disse...

professora Juce, gostei muito do planejamento e criatividade das atividades do projeto. se puder, envie-me o anexo das atividades para que possa desenvolvê-las com as crianças da instituição que trabalho.
Abraços, silvana lima
O meu e-mail-slv2008@hotmail.com

Silvana lima disse...

professora Juce, gostei muito do planejamento e criatividade das atividades do projeto. se puder, envie-me o anexo das atividades para que possa desenvolvê-las com as crianças da instituição que trabalho.
Abraços, silvana lima
O meu e-mail-slv2008@hotmail.com

Anônimo disse...

Se puder enviar para meu e-mail, gostaria de trabalhar esse projeto com meus aluninhos!!
joyceftata@hotmail.com
Abraços!

Anônimo disse...

Olá Profe Juce!

Gostei demais dos seus projetos em especial o que fala sobre higiene bucal para educação infantil.
Meu nome é Vívian Roland e sou estudando de Gestão Hospitalar, quero muito desenvolver este projeto com crianças carente de minha cidade moro em Uruguaiana/RS.
Se puderes me enviar algumas dicas, informações e tirar algumas futuras dúvidas, agradeço, meu e-mail é vivian_roland@hotmail.com
Aguardo
Obrigada!

educadorado bem disse...

AMEI SEU PROJETO SOU GESTORA DE UMA EMEI COM 517 CRIANÇAS,GOSTARIA QUE ENVIASSE O QUE FOR POSSIVEL,MORO NO PARÁ MEU EMAIL É marlucia.happy@hotmail .com DESDE JÁ AGRADEÇO







SOU PEDAGOGA COM ORGULHO disse...

adorei esse trabalho gostaria de receber as atividades e a musica para desenvolver no meu estagio. enviar mariplacido@live.com

Anônimo disse...

Adorei seu projeto gostaria de receber no email janainacotarelli@hotmail. Sou aluna de pedagogia. Agradeço desde ja.

Sociedade Jovem JN Andrews disse...

OLÁ BOA TARDE!!!

SOU PROFESSORA DA EDUCAÇÃO INFANTIL E ESTE PROJETO É EXCELENTE, PARABÉNS!!!
GOSTARIA SABER COMO FAÇO PARA CONSEGUIR OS ANEXOS DO PROJETO COMO: HISTÓRIAS, MÚSICAS E ALGUMAS ATIVIDADES.
EMAIL: negamsilva@hotmail.com

iraci disse...

gostei mto do projeto, parabéns! gostaria, se possível, receber os anexos para trabalhar com meus pequenos. meu email é: educadora_sena@hotmail.com

Anônimo disse...

Adorei seu projeto. Gostaria de receber os anexos para trabalhar com meus alunos. Meu email é viviarodrigues@hotmail.com agradeço desde ja!

Anônimo disse...

Adorei seu projeto. Gostaria de receber o mais breve possível os anexos para trabalhar com meus alunos. Desde já agradeço. Meu email é alessafabri@yahoo.com.br e vanessa.sguimaraes@rocketmail.com

Anônimo disse...

Adorei o seu trabalho está qualquer coisa fora de série. o Sou professora dos pequenitos e gostava de trabalhar o seu projeto. Se me pudesse enviar os materiais ficaria muito agradecida. Desde já o meu muito obrigada. O mEU CONTACTO É fatimamartins@dpedro.net

ADRIANA disse...

boa noite ! amei seu blog .....
gostaria de receber anexos para trabalhar no programa mais educação .se por mim enviar as suas dicas para o meu e-mail eu te agradeço adrianasantos26@gmail.com obrigada

Anônimo disse...

Por favor puder enviar atividades em sala...please
Meu email.., si.bh@hotmail.com
Zap...31 9 88157188

JÉSSICA disse...

OI MEU NOME É JÉSSICA SOU ESTUDANTE DE PEDAGOGIA, AMEI O PROJETO, PRETENDO REALIZAR, MAS NÃO ESTOU CONSEGUINDO ENCONTRAR ESTE LIVRO (ZEZECA) DISPONÍVEL.
SABE ME INFORMAR COMO CONSEGUI-LO?
MEU EMAIL: jessicamacedocruz@hotmail.com
DESDE JÁ AGRADEÇO.

Unknown disse...

Amei o projeto, sou professora de creche, jardim um gostaria, vc poderia enviar mais atividades em sala e outros projetos. Angelafg.rocha@gmail.com , obrigada.

Teresa disse...

Boa tarde, excelente e muito criativo seu projeto... me tire uma duvida na atividade em folha o que vc usou como dentinhos???
são minis marshmallow???